SOBRE
ROTEIRO
FORMA DA VIZINHANÇA
FESTIVAL DE ARQUITETURA E ARTE






[ ATLAS ]

> MANUEL BOUZAS
> FONTAINHAS 









Na Praça das Fontainhas, entre muros de pedra e vegetação, permanece um espaço da antiga quinta que existia antes da urbanização do lugar na década de 1980. Conhecido como Fonte do Atlas, ou Fonte do Mundo, este espaço nunca teve cobertura, mas a sua configuração — com dois acessos de escadas laterais, o Atlas de um lado, e uma fachada falsa do outro — sugere um uso esquecido ou um gesto por concluir. A proposta do arquiteto galego Manuel Bouzas não resolve essa ambiguidade: habita-a.



















Duas vigas metálicas longas pousam sobre os topos das paredes laterais, deixando espaço para a entrada de luz natural. Uma terceira viga, transversal, colocada numa das pontas é sustentada por tubulares em “V” ancorados numa pedra pousada dentro do tanque. Sobre esta estrutura assenta uma cúpula em madeira, construída com o sistema Lamella — um método de grelha curva desenvolvido nos anos 1920 pelo engenheiro alemão Franz Dischinger. Composto por ripas diagonais dispostas em losangos, o sistema permite criar superfícies leves, autoportantes e modulares.

Este gesto, simultaneamente técnico e simbólico, suspende o tempo urbano. A estrutura não cobre a fonte: paira sobre ela, ativando um lugar de pausa, encontro e imaginação no cosmos íntimo das Fontainhas.












MANUEL BOUZAS




Manuel Bouzas (Pontevedra, 1993) é arquiteto, investigador e professor. Dirige a prática MB—AE, baseada entre a Galiza e os EUA, que explora a interseção entre arquitetura e ecologia através de instalações urbanas, investigação e curadoria. É atualmente Teaching Fellow na Cornell University e curador do pavilhão espanhol na Bienal de Arquitetura de Veneza 2025, com o projeto Internalities. Bouzas é mestre em Arquitetura pela ETSAM (UPMadrid) e em Design Studies pela Harvard GSD, onde também lecionou. A sua investigação incide sobre a relação entre materiais de construção e as paisagens de onde são extraídos. O seu trabalho foi distinguido com o Prémio Princesa de Girona das Artes 2025, o Renzo Piano World Tour Award, a bolsa La Caixa e o Prémio COAM, e apresentado em diversas bienais internacionais.





FICHA TÉCNICA DA INSTALAÇÃO 
ATLAS NAS FONTAINHAS



ARQUITETURA
Manuel Bouzas (MB—AE)


CÁLCULO ESTRUTURAL
Nome Apelido


COLABORAÇÃO ACADÉMICA
Estudantes do Departamento de Arquitetura da Cornell University
Nome dos alunos


PRODUÇÃO E MONTAGEM
Artworks


APOIO EM MATERIAIS
FINSA
Xilonor
Cornell University








INSTAGRAM
FACEBOOK
© 2025 Forma da Vizinhança — Um projeto da Braga 25 – Capital Portuguesa da Cultura. Política de Privacidade e Termos de Utilização