SOBRE
ROTEIRO
FORMA DA VIZINHANÇA
FESTIVAL DE ARQUITETURA E ARTE






JUN-NOV 2025 BRAGA








FORMA DA VIZINHANÇA é um festival de arquitetura e arte, criado no âmbito da Braga 25 – Capital Portuguesa da Cultura e com curadoria dos Space Transcribers, que decorre entre junho e novembro de 2025. Propõe uma leitura crítica da cidade de Braga a partir de dois temas interligados: o crescimento urbano dos últimos 50 anos, em democracia, com especial atenção às áreas envolventes do centro histórico, e a desconstrução do conceito de vizinhança — que hoje exige ser compreendido para além da proximidade física, incluindo redes digitais e formas de vida não-humanas.

Partindo de um mapeamento dos territórios urbanos construídos nas últimas cinco décadas, em 2024 foram realizadas oficinas, visitas e encontros com vizinhos e associações de moradores em oito bairros, urbanizações e hortas urbanas. Estes momentos serviram para conhecer e refletir sobre a identidade e a história de cada lugar, criando uma base comum para o programa do festival.







Em 2025, FORMA DA VIZINHANÇA instala-se nesses oito locais com estruturas arquitetónicas temporárias desenhadas por oito arquitetos(as) convidados(as), inspirados pelas histórias partilhadas durante o processo de auscultação. Ao longo do festival, estas estruturas serão ativadas por artistas e designers, num processo colaborativo com as redes de vizinhança existentes.

Ao ocupar territórios fora do centro histórico, o festival propõe um roteiro cultural alternativo e convida a repensar os espaços comuns da cidade como lugares de encontro, cuidado e experimentação sobre os modos de habitar e de se relacionar com o outro no espaço urbano.




EQUIPA E COLABORAÇÕES

FORMA DA VIZINHANÇA estrutura-se como um projeto coletivo e situado, desenvolvido com uma rede alargada de colaboração entre profissionais, instituições e comunidades locais. O festival conta com o apoio de entidades públicas e privadas ligadas à cultura, à arquitetura e ao desenvolvimento urbano e social.






CURADORIA E DIREÇÃO ARTÍSTICA
Space Transcribers – Daniel Duarte Pereira e Fernando P. Ferreira

PRODUÇÃO
Felícia Teixeira

MEDIAÇÃO
Echo coletivo – Léa Prisca López e João Rosa

ARQUITETOS(AS) CONVIDADOS(AS)
Manuel Bouzas, Parto Atelier, Patrícia da Silva, Nuno Melo Sousa, ATA Atelier, LIMIT Architecture Studio, RAM, Atelier Local

ARTISTAS / DESIGNERS CONVIDADOS(AS)
ZABRA, Gustavo Ciríaco e Andrea Sonnberger, Frame Colectivo, A Recoletora, Soraia Gomes Teixeira, Landra, Inês Neto dos Santos, Daniel Parnitzke

IDENTIDADE GRÁFICA
João Queirós e Carolina Feijó

COMUNICAÇÃO
Marta Sofia Silva

FOTOGRAFIA
Francisco Ascensão
João Roldão
Tiago Lopes
Rafael Farias

DESIGN E COORDENAÇÃO EDITORIAL
Ana Resende Editorial

EDIÇÃO DE PUBLICAÇÕES
Circo de Ideias

PRODUÇÃO E MONTAGEM DAS ESTRUTURAS ARQUITETÓNICAS
Artworks, Carpinteiro dos Local, Barcelos Estufas, LIARQ, (…)




BRAGA 25


PROMOTORES
Faz Cultura - Empresa Municipal de Cultura de Braga E.M.
Município de Braga

COORDENAÇÃO EXECUTIVA
Joana Meneses Fernandes

MEDIAÇÃO E PARTICIPAÇÃO
Cláudia Cibrão


RELAÇÕES EXTERNAS E PRODUÇÃO
Natacha Correia

PRODUÇÃO E MEDIAÇÃO
Carolina Cardoso

GESTÃO DE PROJETOS E APOIO À PROGRAMAÇÃO
Ana Brito

COORDENAÇÃO DO PROGRAMA ARTÍSTICO
Luís Fernandes, Ilídio Marques, Sara Borges, Maria Inês Marques

DIREÇÃO DE COMUNICAÇÃO
Samuel Silva

COMUNICAÇÃO E ESTRATÉGIA DIGITAL
Mariana Volz, José Dantas





AGRADECIMENTOS


MUNICÍPIO DE BRAGA
Vereadora Olga Pereira
Tânia Maia
Maria José
Alzira Torres
Eng. André Dantas
Pedro Varandas


Daniela Vieira

TUB
Luciano…










INSTAGRAM
FACEBOOK
© 2025 Forma da Vizinhança — Um projeto da Braga 25 – Capital Portuguesa da Cultura. Política de Privacidade e Termos de Utilização