O FRAME Colectivo apresenta Arborografias, uma ativação da vizinhança em forma de instalação audiovisual, que habitará a peça arquitetónica
Vestígio(s), desenhada pela arquiteta Patrícia da Silva para o festival Forma da Vizinhança, em torno da base da fonte existente na Praceta Cónego Francisco Pacheco Pereira, na zona da Makro, em Braga.
Arborografias propõe uma escuta atenta às árvores da vizinhança — visíveis e invisíveis — como arquivos vivos de presenças, ausências e futuros possíveis. Uma ativação delicada e coletiva do espaço, onde raízes se tornam rotas de pensamento e convivência.
A instalação nasce do reconhecimento da planta invasora Buva como ponto de partida para refletir sobre relações entre natureza, memória e lugar. A partir do workshop aberto à vizinhança e a curiosos, a realizar-se no dia 9 de setembro, entre as 18h00 e as 20h00, os retratos poéticos e sensoriais criados com os participantes — as chamadas escrevivências vegetais — ganham agora forma numa instalação que entrelaça voz, imagem, texto e paisagem urbana.
👉 A participação no workshop de dia 9 de setembro é gratuita e as inscrições estão disponíveis no link da bio. Vagas limitadas a 10 participantes. Inscrições aqui.
👉 A participação na instalação audiovisual, no dia 12 de setembro às 21h00, é aberta a todas as pessoas.