SOBRE
ROTEIRO
FORMA DA VIZINHANÇA
FESTIVAL DE ARQUITETURA E ARTE








> SORAIA GOMES TEIXEIRA
12 DE JULHO
11h00 - 13h00
EXPERIÊNCIA PERFORMATIVA

[INSCRIÇÕES ABERTAS]

Imagem por João Azevedo - Cismo

Soraia Gomes Teixeira irá conduzir uma ativação artística comunitária na instalação arquitetónica concebida por ATA ateliê, situada na urbanização da Quinta da Capela, no âmbito do festival de arquitetura e arte FORMA DA VIZINHANÇA.

A partir de objetos criados especificamente para o local, a proposta convida a vizinhança a viver uma experiência performativa centrada no abrandar, no autocuidado, no toque e na escuta atenta. Com um trabalho que cruza o design com a reflexão social, Soraia explora o poder simbólico dos objetos como forma de criar novas relações — entre vizinhos, com o espaço envolvente e com o tempo.

A sua ativação na Quinta da Capela propõe transformar o quotidiano num espaço de encontro, cuidado e imaginação partilhada.


Esta ativação terá lugar na praça Dr. Francisco Araújo Malheiro da Quinta da Capela, no local onde está implantada 
a instalação arquitetónica de ATA Atelier

Público-geral


SORAIA GOMES TEIXEIRA





Soraia Gomes Teixeira (1990, Vila Nova de Gaia) é designer com prática independente sediada no Porto. É mestre em Design de Produto pela Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha (2016) e licenciada em Design Industrial pelo Politécnico do Porto (2012). Atualmente, frequenta o doutoramento em Investigación en Diseño y Arte no EINA – Centre Universitari de Disseny i Art de Barcelona e na UAB – Universitat Autònoma de Barcelona, onde desenvolve uma tese sobre design e experiência estética na revelação de comportamentos humanos. O seu trabalho abrange projetos de objeto, cenografia e residências artísticas, desenvolvidos em colaboração com diversas entidades, como pó de vir a ser, Vai Vem editora, Museu do Aljube, Istanbul Design Biennial, RARA, Burel Factory e Assimagra. A sua prática assenta na investigação e no estudo contínuo de temas de carácter social. Através dos objetos — e, por vezes, do seu valor simbólico — o seu trabalho procura levantar questões, propor novas possibilidades e explorar relações entre pessoas, bem como entre passado e futuro. Paralelamente, é professora convidada na licenciatura em Design da Escola de Arquitetura, Arte e Design da Universidade do Minho.


Website
Instagram


INSTAGRAM
FACEBOOK
© 2025 FORMA DA VIZINHANÇA — Um projeto da Braga 25 Capital Portuguesa da Cultura.
Política de Privacidade e Termos de Utilização